RETIRO
5 ENERGIAS - PRESENÇA CONSCIENTE
RETIRO DE MEDITAÇÃO NO ELEMENTO ÁGUA
8 A 10 DE JULHO
Santuário Natural e Centro de Retiros Dewachen
INSCRIÇÃO

Este Retiro será dedicado ao elemento Água (Saber), um dos elementos da mandala das cinco energias, segundo a tradição budista tibetana. Este elemento está ligado à qualidade de Presença Consciente, e será essa a qualidade que experienciaremos e aprofundaremos ao longo destes 3 dias.
Existirão propostas meditativas e contemplativas relacionadas com a vivência do elemento água, no espaço natural do Santuário Dewachen e na Serra de Montejunto, através de prática sentada e deitada e caminhadas em presença consciente, sempre que o tempo o permitir.
Teremos também Círculos de partilha de histórias, lendas ou tradições, um tipo de meditação deitada específica – incubação -, práticas introdutórias de yoga do sono e do sonho e partilha de leituras meditativas e contemplativas, que complementarão as práticas propostas.
Este retiro inspira-se na estrutura e nas propostas meditativas e reflexivas do próximo livro de Paulo Borges, a ser publicado em Setembro: Presença. Uma viagem meditativa, terapêutica e filosófica pelas cinco energias da Vida Plena.
Junta-te a nós nesta Viagem, que é a própria Vida!
ALOJAMENTO E OUTRAS INFORMAÇÕES
O Santuário, dispõe de 3 quartos quádruplos, num total de 12 camas.
Também existe espaço para tendas.
As primeiras inscrições terão preferência na reserva das camas.
Os quartos ficarão ocupados sempre na totalidade de vagas, desde que existam pessoas interessadas em ocupá-los.
Uma vez que os quartos são partilhados e é importante que se consiga descansar bem no retiro, colocamos à consideração de quem saiba ter questões (de saúde ou outras) que perturbem o sono dos outros, que encontre dormida num dos outros locais que indicamos para que todos possam repousar bem.
Deve respeitar-se o silêncio absoluto nos quartos.
OUTRAS POSSIBILIDADES DE ALOJAMENTO
Aldeia Galega da Merceana (3 minutos de carro)
Merceana (6 minutos de carro)
Aldeia Gavinha (8 minutos de carro)
Alenquer (18 minutos de carro)
Torres Vedras (18 minutos de carro)
O QUE TRAZER
Os participantes devem trazer saco cama (ou roupa de cama) e toalhas.
Por razões de consciência ecológica não podemos fornecer roupa de cama a retiros de curta duração.
Caso optem por campismo, os participantes devem assegurar todo o material de campismo.
O Santuário dispõe de WC’s e duches de acesso comum (não privativo dos quartos, mas individuais e com toda a privacidade) aos participantes.
As refeições incluem pequeno-almoço, almoço e jantar e são veganas.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
INSCRIÇÃO
- Faz a tua inscrição até dia 5 DE JULHO no formulário abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSegl17JvFnrObnuaq58PKFQKY94Igfw1-saIQGPnM_fZzzXjA/viewform
ORGANIZAÇÃO:
VISÃO PURA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Léguas Peregrinas, Lda.
Registada no ITP com a Licença:
RNAAT Nº 383/2019
Reconhecido como Turismo de Natureza pelo ICNF.