• Thich Nhat Hanh

CURSO ONLINE
PRESENÇA

UMA VIAGEM MEDITATIVA, TERAPÊUTICA E FILOSÓFICA PELAS CINCO ENERGIAS DA VIDA PLENA - c/ PAULO BORGES

 
11, 18 E 25 DE MAIO E 1, 8 E 15 DE JUNHO | 18H30 - 21H00

CURSO ON-LINE

INSCRIÇÃO

Esta é uma formação meditativa, terapêutica e filosófica segundo a visão-método designado como Presença, concebido por Paulo Borges numa síntese das tradições contemplativas da humanidade e das descobertas da psicologia e das neurociências contemporâneas (com destaque para a investigação de Richard Davidson). Nesta abordagem a prática formal de meditação é inserida num programa de formação e realização integral do ser humano.

Neste percurso partimos da nossa experiência fundamental, a de uma presença imediata, viva e consciente, aqui e agora, para reconhecer como se manifesta em cinco energias, qualidades ou aspectos nas esferas fundamentais da nossa vida. A experiência de presença surge mais imediatamente como presença aberta, vasta e silenciosa, centro de uma presença consciente, de uma presença amorosa, de uma presença abundante e de uma presença criativa. Estas cinco modalidades da presença interpenetram-se e em cada uma delas encontramos todas as outras, manifestando-se respectivamente nos aspectos fundamentais da nossa experiência humana: ser (nascer e morrer), saber, amar, ter e agir.

Nesta visão, o modo como vivenciamos mais ou menos plenamente a experiência de presença, nas suas cinco qualidades fundamentais, traduz-se no modo mais ou menos livre, feliz e harmonioso ou opressivo, sofredor e disfuncional como vivemos a nossa vida nos seus já referidos cinco aspectos principais: ser (nascer e morrer), saber, amar, ter e agir. Na mensagem das tradições de sabedoria da humanidade, confirmada hoje pelas neurociências, a vivência mais ou menos plena da presença, com todas as consequências em termos de uma vida mais ou menos plena e gratificante, depende da medida em que nela abandonemos ou não uma perspectiva e atitude autocentrada ou egocentrada - centrada nos aparentes limites do que julgamos ser, um “eu” ou entidade separada - e mais ou menos nos abrimos a um espaço mais amplo e na verdade ilimitado.

Esta formação consiste numa viagem de abertura da consciência e da vida a esse espaço infinito mediante uma pedagogia contemplativa-criativa-activa resultante da síntese, adaptada aos nossos tempos, de metodologias de aprendizagem provenientes do Oriente e do Ocidente, com destaque para a tradição budista, a greco-latina e a cristã: da primeira recolhe-se a tríade visão-meditação-acção e das últimas o método que originou a lectio divina (composta por lectio, meditatio, oratio e contemplatio) nas escolas monásticas medievais, uma das raízes das primeiras universidades europeias.

Cada sessão integra assim 1) uma apresentação da visão proposta como hipótese de trabalho acerca de cada aspecto da presença, seguindo-se 2) uma meditação contemplativa que visa verificá-la ou não pela experiência, 3) curtos textos sobre o tema para serem atentamente lidos como suporte de 4) uma meditação interpretativa e reflexiva, 5) a ressonância oral, escrita e/ou artística do que está a ser lido e experienciado, 6) uma nova meditação contemplativa e 7) sugestões de levar este processo de aprendizagem e descoberta para a nossa vida quotidiana e acção no mundo.


A formação é composta por seis sessões semanais, com a duração de 2 horas, com os seguintes temas e objectivos gerais:

I – Presença aberta, vasta e silenciosa: meditar com consciência aberta, a partir da atenção plena ao corpo e à respiração, experienciando que também somos o espaço ilimitado no qual a cada instante nascemos e nos metamorfoseamos, com tudo quanto vive e existe, como alternativa ao autocentramento e confinamento mental e emocional.

II – Presença consciente: meditar com consciência aberta, a partir da atenção aos fenómenos mentais, como alternativa à distracção, identificação e envolvimento compulsivos com pensamentos, palavras, imagens e emoções transitórias.

III – Presença amorosa: meditar com a respiração amorosa e compassiva, como alternativa ao sentimento de solidão, desconexão e impotência perante o nosso sofrimento e o do mundo.

IV – Presença abundante: meditar com a consciência aberta através dos cinco sentidos, reconhecendo tudo o que há de imensamente rico e positivo na vida e cultivando gratidão e alegria, como alternativa à identificação com narrativas e juízos negativos acerca de si, dos outros e do mundo e consequente depressão.

V – Presença criativa: meditar reconhecendo e libertando a espontaneidade criativa e a capacidade de agir e viver positiva e responsavelmente fora das tendências e padrões habituais, como alternativa ao tédio e sentimento de falta de propósito e sentido para a vida.

VI – Presença aberta, vasta e silenciosa: meditar reconhecendo a impermanência da vida, a natureza indestrutível da consciência e o poder das aspirações positivas como preparação para viver e ajudar os outros a viver a morte em paz e como oportunidade de evolução, como alternativa ao sentimento de frustração, remorso e medo no final da vida.


No final de cada sessão serão indicadas práticas meditativas formais a realizar durante a semana como condição de pleno aproveitamento da sessão seguinte, num mínimo de 30 m diários.

Serão também indicados exercícios pós-meditativos, a realizar informalmente várias vezes ao longo do dia. A pós-meditação visa integrar a meditação na vida quotidiana, reduzindo progressivamente a sua aparente separação de modo a que se alimentem mutuamente até ao ponto de se fundirem numa contínua experiência de presença. O objectivo é levar o treino da atenção e as tomadas de consciência nas sessões formais de meditação para tudo o que experienciamos e fazemos ao longo do dia, desde que acordamos até que adormecemos.

A meditação formal e a pós-meditação informal são ambas indispensáveis, alimentando-se e enriquecendo-se mutuamente.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

INSCRIÇÕES:

Como se processa a inscrição online e que formas de pagamento tem ao seu dispor?

  1. Através do link abaixo é direccionado para a página de inscrição da actividade
  2. No fim da página de inscrição para a actividade onde vai preencher os seus dados irá aparecer um botão final com “Pague e inscreva-se”
  3. Ao clicar, aparece um quadro com a referência “Será feita a cobrança no valor de...”
  4. Clique no botão “Continuar para Paypal”
  5. Surge um quadro que diz “Pagar com Paypal”
  6. Se pretender pagar com Paypal preencha os dados e submeta
  7. Se não pretender pagar com Paypal clique no botão no fim do quadro que diz “Pagar com conta bancária ou cartão de crédito”
  8. Surge um quadro que diz “Pagar com cartão de débito ou crédito”
  9. Coloque os dados do cartão que quer usar para o pagamento e clique em “Continuar”
  10. Note que pode não conseguir fazer este tipo de pagamento com cartão de débito ou crédito com sucesso. Caso isso aconteça deverá fazê-lo necessariamente por Paypal.
  11. Após o pagamento, receberá um email com toda a informação para aceder às actividades nas datas e horários determinados.

INSCREVA-SE AQUI:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_rklfQyqWRiWmyKMg47MSFg

CONTRIBUIÇÃO:

Valor: 70€ (possibilidade de pagamento em 2X; no acto da inscrição e no início do mês de Junho)

Uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva.
Contacte-nos se for o caso.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Qualquer dúvida contacte-nos enviando email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


PARTILHE ESTE ARTIGO

 Enquanto existir o espaço, enquanto aí existirem seres, possa eu também permanecer para dissipar todo o seu sofrimento. 

~ Shantideva

CONTACTOS
Como chegar a nós

CÍRCULO DO ENTRE-SER

FALE CONNOSCO

COORDENADAS

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais