• Thich Nhat Hanh

WORKSHOP ONLINE
LINHAS CORAÇÃO

DESENHO CONTEMPLATIVO - c/ SARA INÁCIO

 
20 E 27 DE JUNHO | 11H00 - 13H00

WORKSHOP ONLINE

Meditação em ação. A livre expressão do momento presente através do desenho. Abertura, curiosidade, recetividade. Estado de presença sensível. Aceitação incondicional perante o que surge. Sem julgamentos nem expectativas. Apenas o gesto contínuo e fluído da mão conectada com o coração.

OBJETIVOS

Explorar o desenho e o ato criativo como prática contemplativa.

Desenvolver a prática do desenho a partir da conexão com o coração - espaço de empatia e compaixão.

Cultivar a consciência atenta e desperta.


PROGRAMA:

1ª sessão, 20 Junho, das 11h às 13h

  • Linha Peregrina - (a linha que viaja pelo espaço da folha; explorar diferentes direções da linha - horizontal, vertical, diagonal, linhas direitas e curvas; exercício de perceção pura: desenhar focando a atenção apenas naquilo que se está a desenhar)
  • Gesto Bondade - (conectar com o coração, com a bondade inerente ao ser humano; descobrir a amplitude do gesto – longo, expansivo, contido, com som; desenhar com as duas mãos em simultâneo)
  • Ao Ritmo da Respiração - (coordenar o traço com o fluxo da respiração, permitir a emergência espontânea de formas ou padrões)

2ª sessão, 27 Junho, das 11h às 13h

  • Cor de Agora - (explorar a cor e a mancha ao sabor da intuição e do momento presente)
  • Entre Linhas Espaço Vivo - (aprofundar a consciência do espaço, descobrir o vazio da folha como elemento de relevância; exercícios de composição)

Materiais necessários: folhas A4 ou A3, materiais riscadores (à escolha dos participantes: lápis grafite, carvão, lápis de cor, lápis de cera, esferográficas, canetas de feltro, pincel e tinta da china, etc.)

Não terá que comprar materiais, pode utilizar os que tiver em casa.

Sessões via zoom.


SARA INÁCIO

Lisboa, 1977.

Escultora, investigadora, mediadora e educadora artística em várias instituições culturais, nomeadamente no Museu Calouste Gulbenkian (desde 2003). Autora de artigos, conferências, formações e de várias obras de escultura pública (A Caminho da Luz, em Sintra; Nem só de Pão vive o Homem, em Mértola; Comunicação, no Montijo). Tem realizado exposições individuais e coletivas em Portugal, Espanha e Itália (desde 1999). Em 2002 foi co-fundadora do Nextart-Centro de Formação Artística, onde tem sido formadora nas áreas de desenho, land art e escultura cerâmica. Atualmente desenvolve a sua investigação de doutoramento (teórico-prático) na área de Escultura e Sustentabilidade, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa: tem como hipótese de trabalho a premissa de que a sustentabilidade (na vida e na arte), num sentido profundo, implica a transformação do ser humano, o desenvolvimento de todo o seu potencial interior.

Gosta de meditar, de caminhar em silêncio pela natureza e recolher argilas que depois utiliza nas suas esculturas, de sentir a comunhão com a Terra e cocriar (obras, projetos, situações) com outras pessoas.

Blog: https://sarainacio-escultura.blogspot.com/



Nota: Estas sessões não têm como propósito o ensino do desenho no sentido mais usual, ou seja, não se trata de aprender a representar objetos, retratos ou paisagens (através de técnicas como claro escuro, perspetiva, etc.). Vamos simplesmente permitir que o lápis se desloque no espaço da folha a partir do sentir, da conexão com o coração, e observar e acolher o que emerge. O mais importante é o processo, a presença, a atitude de não esforço, não tendo o resultado qualquer relevância.

Sugestão de leitura: Trungpa, Chogyam (2010). True Perception: The Path of Dharma Art. Boston & London: Shambala.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

INSCRIÇÕES:

Como se processa a inscrição?

Transferência para o nib 0033 0000 0025 2794 12605 (Sara Cardoso Inácio) e envio de comprovativo para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Inscrições até dia 17 de Junho

CONTRIBUIÇÃO:

Valor - 30€

Uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva (contacte-nos).

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Público alvo: adultos

Qualquer dúvida contacte-nos enviando email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


PARTILHE ESTE ARTIGO

 Enquanto existir o espaço, enquanto aí existirem seres, possa eu também permanecer para dissipar todo o seu sofrimento. 

~ Shantideva

CONTACTOS
Como chegar a nós

CÍRCULO DO ENTRE-SER

FALE CONNOSCO

COORDENADAS

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais