• Thich Nhat Hanh

CURSO ONLINE
RESPIRAR O SOPRO SAGRADO

UM PERCURSO INTER-ESPIRITUAL (XAMANISMO, HINDUÍSMO, BUDISMO, TAOISMO, JUDAÍSMO, CRISTIANISMO, ISLAMISMO)


16 e 23 DE FEVEREIRO, 2, 9, 16, 23 e 30 DE MARÇO

3ªs FEIRAS - 21H00

INSCRIÇÃO

Todas as tradições espirituais da humanidade consideram que a respiração é sagrada, pois nela circula o grande Sopro da Vida. As palavras que nas várias culturas designam a essência do que somos (psique, alma, espírito, atman, etc.) referem-se ao “sopro”. A respiração é o contínuo fluxo e refluxo em nós da Fonte da Vida e o cordão umbilical que nos liga ao cosmos e a todos os seres. Neste PerCurso vamos fazer uma viagem experiencial pelas sabedorias, textos e práticas meditativas de algumas das principais tradições da humanidade – xamanismo, hinduísmo, budismo, taoismo, judaísmo, cristianismo e islamismo - , nas quais o inspirar e expirar nos permitem sentir e reconhecer que em cada um de nós respira o Infinito. Despindo as ideias acerca de quem somos, saindo do confinamento na mente conceptual e entrando a fundo no corpo energético e consciente, vamos deixar que a respiração nos mostre que desde sempre somos inseparáveis da essência de tudo. E que assim trazemos connosco, a cada instante e totalmente gratuito, o maior dos tesouros. Respiremos, saboreemos e celebremos.

PROGRAMA:

16 fevereiro - Xamanismo: tudo está animado; sentar na Terra, saudar o Sol e respirar o Ar Sagrado com todos os seres.

23 fevereiro - Hinduísmo: a identidade entre si e o incondicionado (atman/Brahman); prana (sopro vital) e citta (consciência); pranayama: experienciar a circulação divina no sopro vital.

02 março - Budismo: reconhecer que se é Buda aqui-agora; meditar na respiração: interdependência e vacuidade; tonglen: respirar amorosa e compassivamente pelo bem de todos os seres.

09 março - Taoismo: a virtude de viver em espontânea consonância com o Tao; ser criança: aprender desaprendendo e agir sem agir; a via do ch’i (força vital): respiração embriónica e respirar por todos os poros do corpo.

16 março - Judaísmo: Deus, ruach (espírito, sopro divino), neshamah (alma) e nesheemah (sopro); respirar o Nome Divino (Y-H-V-H) e a Divina Presença.

23 março - Cristianismo: descobrir o Cristo interior; adorar Deus em espírito (pneuma, sopro) e verdade (aletheia); não-dualidade: “que todos sejam um”, “tal como nós somos um”; respirar (n)o Espírito Santo: o mantra cristão.

30 março - Islamismo: Deus mais próximo que a veia jugular; O sufismo e a unidade da existência: Whadat al-Wujûd; dhikr: recitar e recordar os nomes divinos; meditações sufis: orar e respirar a Luz.

PAULO BORGES

Paulo Borges segue a via do Buda desde 1983, tendo como principal mestre Mingyur Rinpoche. Integra a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh e é também inspirado pelo ensinamento do mestre cristão Jean-Yves Leloup. Líder de prática no Grupo Tergar de Lisboa. Professor de meditação e filosofia budista desde 1999, orientou centenas de aulas, cursos, workshops e retiros. Professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor de Medicina e Meditação na Faculdade de Medicina da mesma Universidade.
Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa. Cofundador e Presidente do Círculo do Entre-Ser. Cofundador e Presidente da MYMA, Associação para a Cultura Contemplativa. Cofundador de Visão Pura. Coordenador do movimento Irmânia e da Academia Agostinho da Silva.
Tradutor de livros budistas. Autor de 57 livros, entre os quais Descobrir Buda (2010), O Coração da Vida (guia prático de meditação) (2015), Meditação, a Liberdade Silenciosa. Da mindfulness ao despertar da consciência (2017), Vazio e Plenitude ou o Mundo às Avessas (2018) e O Sorriso do Buda. Uma introdução ao budismo (2020).

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

INSCRIÇÕES:

https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_bXGrPhigQtmoAo1Qi4rOzw

CONTRIBUIÇÃO:

Valor - 70 euros (possibilidade de pagamento em 2X; no acto da inscrição e no início do mês de Março)

Uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva (contacte-nos).

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Qualquer dúvida contacte-nos enviando email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


PARTILHE ESTE ARTIGO

 Enquanto existir o espaço, enquanto aí existirem seres, possa eu também permanecer para dissipar todo o seu sofrimento. 

~ Shantideva

CONTACTOS
Como chegar a nós

CÍRCULO DO ENTRE-SER

FALE CONNOSCO

COORDENADAS

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais

SEGUE-NOS

Segue-nos nas redes sociais